Sugestão de Leitura


Sugestão de Leitura

O livro de Jesús Hernandéz, “Histórias Desconhecidas da 2ª Guerra Mundial”, narra inúmeros feitos insólitos e heróis improváveis do maior conflito armado do século XX. Fala sobre os bastidores da guerra, expondo relatos que supreendem até aqueles que têm mais conhecimento sobre a matéria.
Além dos episódios de guerra pura descritos, o que mais chama à atenção são as curiosidades expostas na obra, como por exemplo, o primeiro disparo dos Aliados ocorreu a 3 de Setembro de 1939 apartir do forte de Point Nepean, com o intuito de parar um navio para inspeção. Curiosamente, o primeiro disparo aliado da 1ªGM também saiu do canhão desse mesmo forte, desta vez para impedir a fuga de um navio alemão, que tentava escapar do porto que essa fortaleza protege. Um outro acontecimento insólito aconteceu quando as tropas britânicas reconquistaram a cidade belga de Antuérpia aos alemães. Após a sua vitória, os britânicos perceberam que não tinham um local que servisse de prisão. Procuraram por um teatro ou cinema mas em vão. Acabaram por ter de optar por um jardim zoológico (já que a população esfomeada tinha acabado com os animais que lá viviam). Ainda mais incomum, foi o uso do famoso jogo “Monopólio” como uma arma de fuga,ou seja, os aliados enviavam este jogo para os prisioneiros através da Cruz Vermelha para supostamente distrair os cativos, mas dentro das peças de jogo estavam escondidos objetos de grande valor como uma bússola, mapas de regiões e dinheiro.
Os relatos presentes no livro são capazes de entreter praticamente qualquer leitor, desde os entusiastas até aqueles que se consideram pouco interessados sobre o tema. Para terminar a sugestão de leitura, deixo aqui uma citação presente na contracapa da obra:
     Milhões de pessoas estiveram envolvidas na Segunda Guerra Mundial, mas apenas uma parte        delas esteve na frente, onde se pode ver o rosto do inimigo e ouvir o silvo das balas. Esse habitat tão especial, onde uma linha fina separa a vida da morte, deu lugar a histórias incontáveis, tanto de heroísmo como de covardia, de astúcia ou de estupidez, firmeza ou medo, mas todas elas de sobrevivência. (HERNANDÉZ, 2017).

 Wook


Bibliografia
- Hernandéz, Jesus (2017), Histórias Desconhecidas da 2ª Guerra Mundial, 1.ª Ed., Matéria Prima.


Comentários

Enviar um comentário