ATENTADO


ATENTADO

Os E.U.A viveram um dos dias mais negros da sua história, quando a 11 de Setembro de 2001, quatro aviões foram sequestrados por terroristas da organização islâmica “Al-Qaeda”, resultando numa série de atentados que assinalou cerca de 3000 mortes.
Na manhã dessa terça feira, dois aviões atingiram o World Trade Center, causando o caos na cidade de Nova Iorque. Após os embates, os edíficos resistiram quase uma hora até finalmente caírem, matando milhares de civis: os que estavam nas Torres Gêmeas; os que observavam o desastre; os que estavam em edíficos vizinhos e os bombeiros que socorriam as vítimas (juntando aos 227 civis e 19 sequestradores).    
 Para além do ataque em Nova Iorque, um outro avião atingiu o Péntagono, sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América. Este ataque resultou em mais 184 mortes, nomeadamente 125 funcionários e 59 pessoas que estavam a bordo do Boeing 757. Um quarto avião também foi sequestrado, tendo como destino o Capitol Building, mas os passageiros numa tentativa de tentar controlar a situação,fizeram frente aos extremistas, fazendo com que estes despenhassem o avião em Pensilvânia, tendo 44 mortes como consequência. As razões do ataque foram justificadas por Bin Laden, líder da organização islâmica “Al-Qaeda”, criticando não só a presença americana na Arábia Saudita, bem como o apoio dos E.U.A a Israel, um Estado judeu.
O grande desafio após os atentados foi o resgate das pessoas afetadas, muitas delas submersas por destroços. Depois da evacuação dos cidadãos de todos os edifícios em perigo, os diferentes departamentos de bombeiros e polícia depararam-se com um cenário horrorizante: uma destruição total que impossibilitava a mobilização destas unidades. O processo de salvamento durou vários dias, salvando centenas de vidas. Contudo, para além das mortes, surgiram doenças como o cancro devido à exposição a poeiras. Além das alterações físicas, houve um significativo aumento dos níveis de depressão como resultado destes trágicos acontecimentos.
As consequências destes atentados não ficaram apenas no solo americano, pois a partir do 11 de Setembro, a luta contra o terrorismo ganhou outro significado. Exemplo disso, foram as invasões ao Afeganistão e ao Iraque por parte dos E.U.A.

                                                                                                                               James Nachtwey


Bibliografia
  • https://edition.cnn.com/2013/07/27/us/september-11-anniversary-fast-facts/index.html
  • https://www.history.com/topics/21st-century/911-timeline-video



Comentários